Páginas

domingo, 17 de março de 2013

ATITUDES DE CONSULTORES E CONSULENTES, NA DOENÇA, SAÚDE E BEM ESTAR

Só há uma atitude para se cuidar da saúde do homem: a holística, na análise para se chegar a uma anamnese séria e na síntese da avaliação correta da(s) técnica(s) a aplicar, independentemente da sua natureza, química, natural, psicológica, mesmo espiritual.
Uma análise de cariz alopática, de que natureza for, é sempre lograr o propósito procurado pelo consulente, sobretudo se este está numa situação de "doença", aguda, crónica ou degenerativa. Pior quando a terapia dita de holistica, natural, alternativa, complementar, etc., também é de cariz alopático, ainda que endeuzada de resultados milagreiros. Poucos consultores, alopáticos e naturopáticos, respeitam o princípio vital de antes de tudo não lesar.

Para além das 3 fases que qualquer "cura" pode requerer - desintoxicação, estabilização  e revitalização - há 3 atitudes bem distintas nos cuidados de saúde e bem estar: sanar, curar, regenerar.
Sana-se pela exercício alopático exclusivo de qualquer meio terapêutico que anule os sintomas motivo da queixa; Cura-se pela reforma de vida alimentar, física e nervosa de acordo com os princípios e regras da Higiene Vital e do Biohumanismo; Regenera-se pela reforma de vida mental, psíquica e espiritual segundo os valores da biosofia e da ontologia em respeito pela cultura social do consulente.

É comum não se considerarem as fases de cura mas pior é tomar-se apenas a atitude de sanar sintomas a qualquer preço até ao esgotamento do organismo pelo desgaste contínuo das suas resevas vitais, concluindo-se pelo fatídico veredicto que já nada mais é possível fazer. Enquanto, logrou-se o consulente mas, em alguns casos, esvaziaram-se e encheram-se carteiras por força do sanar constante de situações recorrentes da "doença" e do "tratamento"!

Se o homem quiser viver em saúde e bem estar precisa de ter uma atitude de cura e regeneração no seu comportamento diário, sanando eventualmente algum desequilíbrio ocasional pelo recurso a terapias e terapeutas com que tenha afinidade e que respeitem a atitude holística de análise e sintese.
Sendo seu interesse viver numa constante de saúde e bem estar, consulte o artigo "Corpo de Luz".

Sem comentários: