Páginas

terça-feira, 28 de maio de 2019

Holismo - Consciência - Consciousness - o que são?

O que é o Holismo?
O que é a Consciência senciente (consciousness)?
O que é a Consciência senciente (consciousness) Holística?

Aristóteles (384 - 322 a.C) resumiu na sua metafísica o princípio geral do holismo: “O todo é maior que a soma de suas partes”.

O despertar da consciência holística conduz o indivíduo ao desenvolvimento do seu equilíbrio pessoal, rumo à sua autocompreensão e ao seu autoconhecimento, possibilitando-lhe um novo modo de ser, de pensar, de perceber, de sentir e de agir, tornando-o mais consciente de si mesmo, da sua natureza, da sua essência, habilitando-o a ser o condutor de seu próprio caminho, _no lugar de “ir atrás do outro”_

Consciência (consciousness), é a percepção dos fenómenos que nos informam da nossa própria essência, daquilo que se passa dentro e fora de nós. Pode dizer-se que é a percepção e o conhecimento dos nossos próprios pensamentos, sentimentos, emoções e actos. É estarmos, e sermos, mais despertos para os nossos pensamentos, sentimentos, emoções e actos.

A grande maioria das pessoas tem um conhecimento erróneo da abordagem do holismo por razão de comportamentos e de movimentos pseudo-esotéricos que se limitaram a usar o termo como chamariz para aceitação das suas actividades.

O Holismo não é ciência, nem filosofia, nem religião, nem disciplina mística, nem sequer constitui paradigma científico. É tão somente uma visão de mundo que se contrapõe à visão dualista da Matrix, que ao longo de séculos de racionalismo exacerbado, fragmentado e mecanicista despojou o ser humano da sua Unidade.

O pensamento holístico permeia todos os níveis de actuação do indivíduo. Não exclui, não condena, não separa, não nega nem afirma, não mistura; respeita o que cada um tem de importante e entende que a diversidade, mais que aceitável, é altamente recomendável. Considera que em cada coisa está representado o Todo e que este transcende a simples soma das suas partes.

O pensamento holístico não separa, antes compreende que tudo e todos fazem parte de um único Todo. Ao mudar esse olhar sobre o mundo, alcançamos um maior entendimento Universal e Multidimensional. Que está muito para além do simples processo de ensino-aprendizagem e dos paradigmas da sociedade, mas, para que isso aconteça, precisamos de ter uma mente aberta à percepção do que está para além do mundo físico, sermos sencientes e disso termos consciência, os chamados níveis transpessoais e estados ampliados de consciência (note-se que estado de consciência ampliada não é o mesmo que estado consciência alterada).

Racionalidade e intelectualidade podem contribuir para o pensamento holístico e para a consciência senciente (consciousness) mas não são condição necessária. Estas dependem sobretudo da capacidade que se possa ter de expansão da consciência a níveis transpessoais. que estão para além da consciência social, científica, psicológica e até moral.

Nota final – ser-se holístico significa ser-se cosmo-ético e respeitador do TODO; não “obriga” a ser-se santo nem imaculado…. somos humanos em aprendizagem num planeta-escola. Vimos de vícios e perversões, mesmo de situações que hoje nos envergonhariam a todos caso as recordássemos, mas também trazemos qualidades e virtudes para garantirmos a nossa evolução a caminho da Luz Crística. A escolha do Caminho é livre-arbítrio de cada um. Há quem teime em continuar nas trevas mas também há quem lute (…diariamente) pela Luz Universal Crística.

Sem comentários: